![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmsfm74jQE93AWF5qKLUv_KCi91VkO76ai_CC8lROcAkD2ufYALvzHP2eug_mm2i6VbJ6r6rHWmitLZhCmwEcK3a3ZdKYT5q0tEjjfn0lB_J8RU-cDb-fZdO9TGSltjCcmJFnKTdTB7FUw/s320/reciclagem_lixo.jpg)
Possíveis soluções
Os famosos 3 r, são as soluções viáveis para reduzir o lixo... mas o que são os 3 r? são reduzir, reaproveitar e reciclar.
Reduzir: é diminuir a quantidade de lixo utilizada, é muito simples se levada a sério, pode começar pela simples compra em um mercado, optando por embalagens recicláveis, retornáveis, usando acendedor de fogão ao invés de fósforos, preparar refeições sem desperdícios de alimentos.
Reaproveitar: é uma forma de reduzir, também simples, onde podemos ajudar: escrevendo em uma folha de papel nos dois lados, evitando o desmatamento, não jogando fora materiais que podem ser doados para quem precise, fazendo novos materiais com a sucata, como vasos de garrafa pet, e preferindo comprar garrafas retornáveis.
Reciclar: é fazer voltar aos meios de produção os materiais inorgânicos, como o plástico, papel, vidro e metal, tornando-os novos produtos, evitando assim maior consumo de energia, degradação do ambiente e de seus recursos naturais. a reciclagem começa dentro de casa, quando devemos separar o lixo orgânico do inorgânico, para depois entregá-los para a coleta seletiva, dever de o governo promover as indústrias de reciclagem.
Para a coleta seletiva ocorrer, primeiro é necessário que cada casa faça a separação do seu lixo em orgânico ou não, também seria bom haver um local estratégico onde a população pudesse deixar o seu lixo para a coleta, ao passar, recolher sem precisar ir de rua em rua, de casa em casa. por fim, é necessário que haja o centro de triagem, onde ocorrerá a limpeza e seleção dos resíduos, para o material a ser reciclado poder ser vendido.
O destino e futuro do lixo estão em nossas mãos, se cada um fizer a sua parte de verdade, tudo irá dar certo, se cada pessoa se comprometer a ajudar na coleta seletiva, reduzindo e reutilizando os materiais ao máximo, o futuro do planeta estará a salvo, senão correremos um forte risco, pois daqui a alguns anos não vai mais haver lugar onde o lixo possa ser colocado.